Paraíba: a joia rara do Nordeste
Em agosto, João Pessoa – uma das cidades mais antigas do Brasil – completou 439 anos de muita história e comemorou a data marcante com sua participação no B2Meet Frt 2024. O evento, considerado um dos principais do país voltados para agentes de viagens, foi promovido pela Frt Operadora em Alagoas.
Durante a ação, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre a capital da Paraíba, que preserva templos seculares, como a Igreja de São Francisco, e outros atrativos espalhados pelo estado. Além de paisagens paradisíacas, a Paraíba oferece muitas opções culturais, de artesanato e gastronomia.
O litoral paraibano é um espetáculo e pode ser aproveitado praticamente todos os meses do ano, já que o mar mantém suas águas mornas e agradáveis para o banho. Vale um destaque especial para as praias urbanas de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, que, além de belas, oferecem ótima estrutura de restaurantes, bares e hotéis.
Ainda no litoral, é possível realizar um passeio inesquecível pelas piscinas naturais, especialmente as do Picãozinho e do Seixas. E, por falar em ponto mais oriental das Américas, o Farol de Cabo Branco é imperdível, sendo o lugar onde o sol nasce primeiro nas Américas. Com uma arquitetura incomum, o Farol de Cabo Branco possui formato triangular e oferece uma vista incrível de todo o litoral de João Pessoa.
Opções para todos os gostos
Começamos nossa viagem pelo encantador e apaixonante Costa das Falésias, no litoral sul da Paraíba. As praias de Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba são destinos certos para quem procura tranquilidade, natureza e cenários paradisíacos.
No norte do estado, está Cabedelo, onde fica a famosa Ilha de Areia Vermelha. Uma ilha temporária que surge apenas na maré baixa, exibindo toda a beleza de suas águas mornas e cristalinas e de uma areia única, de tom avermelhado.
Quando o assunto é natureza, a Paraíba é nota dez em todo o estado. Em Lucena, município localizado a 47 km da capital, a orla por si só já é um espetáculo, mas é o famoso Caminho de Moisés que surpreende os turistas. Um lugar que só aparece na maré baixa, onde o mar literalmente “abre caminho”, como na história bíblica.
A alma da identidade nordestina passa pelas festas de São João, e o lugar perfeito para aproveitá-las é a cidade de Campina Grande, a terra do “Maior São João do Mundo”. Com mais de 30 dias de festa, o visitante pode vivenciar a alegria, os sons e as cores vibrantes do mês de junho. Além dos festejos juninos, Campina Grande abriga museus culturais impressionantes, como o Museu de Arte Popular da Paraíba, conhecido como o “Museu dos Três Pandeiros”, situado à margem do Açude Velho.
A cidade de Cabaceiras, localizada a 190 km da capital, no Cariri paraibano, é nosso cenário a céu aberto. Conhecida como a “Roliúde Nordestina”, a cidade faz jus ao apelido e foi cenário de mais de 30 produções audiovisuais.
No brejo paraibano, as cidades de Bananeiras e Areia se destacam. A primeira parada é a cidade de Areia, famosa por suas temperaturas amenas, seu centro histórico preservado e seus engenhos de cachaça. Já Araruna, a 165 km de João Pessoa, é reconhecida pelo turismo de aventura.
Saiba mais sobre o destino em: https://www.destinoparaiba.pb.gov.br/.