Irene e Melisa: “las hermanas” da FRT

Esta sexta-feira (9) não é um dia qualquer para os cidadãos argentinos. Além de marcar o Dia da Independência do país vizinho, vivemos a véspera de mais uma edição do maior clássico do futebol sul-americano. Sim! Neste sábado (10), Brasil e Argentina disputam no Maracanã a decisão da Copa América. O jogo começa às 21h.

Além da proximidade com o país vizinho, a matriz da FRT, localizada em Foz do Iguaçu (PR), conta com dois representantes da nação do Papa Francisco que trazem o castelhano como língua materna: Irene Keller, da FRT Consolidadora, e Melissa Rojo, do Departamento de Produtos.

Irene nasceu em Eldorado, na província de Misiones, e veio com os pais aos 16 anos viver no Brasil. Apesar do longo tempo morando por aqui, quando o assunto é futebol, o coração dessa torcedora do Boca Juniors ainda bate mais forte pela seleção “albiceleste”. “Aí você tocou na ferida”, brinca. “Apesar de morar tanto tempo aqui, não consigo torcer para o Brasil. Quando o Brasil joga com outra seleção, aí sim sou dou uma força”.

Irene, durante passagem por Mendoza, na fronteira da Argentina com o Chile.

Já Melisa veio mais recentemente para o Brasil. Há apenas um ano e meio deixou Córdoba, onde trabalhava no setor de Seguros, para tentar a vida em Foz do Iguaçu. “Eu sabia que aqui era uma cidade turística e não ficava tão longe da fronteira”. Apesar da saudade da mãe, ela não pretende voltar tão cedo: “Eu vou ser grata para sempre. As pessoas são muito boas comigo. Toda a minha formação foi na Argentina, mas em um curto período de tempo tive oportunidades que talvez não teria no meu país”.

Melisa, em Cerro Pan de Azucar – Sierras Chicas de Córdoba (Argentina).